Home Certificação Gestores de Projeto O sistema IPMA Terça, 19 Março 2024
O sistema de certificação IPMA Versão para impressão Enviar por E-mail

 

O sistema IPMA 4-L-C e as International Certification Regulations (ICR), que suportam o sistema de certificação, são aplicados em cada país pelo respetivo IPMA Certification Body (CB) e são baseados na norma ISO/IEC 17024:2012 (Conformity assessment – General requirements for bodies operation certification of persons).

A APOGEP promove o sistema IPMA Four-Level-Certification (IPMA 4-L-C) de certificação em Gestão de Projetos, alinhado com o desenvolvimento da carreira profissional dos Gestores de Projetos, Programas e Portefólios. Em Portugal, o CB tem a designação de Comissão Nacional de Certificação (CNC).

A certificação constitui um incentivo para os gestores de projetos:

  • Melhorarem os seus conhecimentos, experiências e atitudes pessoais;
  • Prosseguirem a sua formação técnica;
  • Melhorarem a qualidade da gestão de projetos;
  • Atingirem os objetivos dos projetos com maior eficácia.

O sistema de certificação da IPMA não obriga a que os candidatos frequentem previamente qualquer tipo de ação de formação. É da exclusiva responsabilidade do candidato assegurar que reúne os conhecimentos e a experiência requeridos para a certificação, reservando-se a CNC o direito de verificar as condições de admissibilidade aos diferentes níveis de certificação.

O sistema de certificação da IPMA tem ainda as seguintes características que o distinguem de outros sistemas de certificação:

· Especificidade Nacional

Embora os Certification Bodies (CB) de cada Associação tenham que obedecer aos regulamentos e orientações metodológicas da IPMA, condição necessária para a validade internacional dos certificados emitidos por cada CB, estes têm uma considerável liberdade para adaptar os sistemas de certificação nacionais às realidades socioeconómicas específicas e à cultura das Organizações em que se inserem os candidatos à certificação.

· Personalização

Com exceção do Nível D, em que, por não ser exigida experiência prévia aos candidatos, a certificação se baseia apenas no exame de certificação, em todos os outros níveis os procedimentos de certificação são personalizados, baseando-se em diversos tipos de provas, para além do exame escrito, visam caracterizar de forma segura e com o mínimo de subjetividade as competências do candidato.

· Acompanhamento pós-certificação

Os gestores de projetos de programas ou de portefólios certificados estão sujeitos a um processo de recertificação, em cada cinco anos, processo que é também personalizado e que permite o acompanhamento dos seus desenvolvimentos profissionais pelos assessors do CB.

· Melhoria Contínua

A margem de manobra que é conferida pela IPMA a cada CB permite que seja mantido um verdadeiro processo de melhoria contínua do sistema de certificação baseado nos seguintes elementos:

· Avaliações feitas pelos candidatos no final do seu processo de certificação, sob a forma de questionários de satisfação;

· Recomendações de melhoria feitas pelos assessors, com base na experiência no terreno;

· Recomendações de melhoria do Scheme Commitee (Comité de Stakeholders do sistema de certificação, nos termos da Norma ISO 17024);

· Experiência internacional trocada entre os CB das várias Associações;

· Ações de melhoria indicadas pelos Validadores da IPMA (cada CB é sujeito a um processo de validação, em tudo idêntico a uma certificação ISO 9000, em cada três anos).


Para informações sobre a certificação da APOGEP contacte-nos através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Para inscrições, poderá descarregar os documentos necessários AQUI

 

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Email: info@apogep.pt
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