ONS APOGEP Versão para impressão

 

Para as Organizações gerirem os seus projectos com um elevado grau de profissionalismo, assegurando que os resultados esperados contribuem com qualidade e atempadamente para as necessidades de negócio e para a concretização das estratégias, torna-se necessária a conjugação das competências individuais com sistemas de governação adequados à natureza dos projectos que a Organização realiza.

Com a experiência acumulada em mais de dez anos a certificar pessoas e com mais de um milhar de profissionais já certificados, a APOGEP interiorizou a importância que um corpo normativo adequado à gestão de projectos pode desempenhar na disseminação das boas práticas internacionais, no reconhecimento dos seus profissionais, no desenvolvimento do negócio das Empresas e na prossecução dos objectivos das Instituições.

 

Desde 2008 que a APOGEP, por protocolo celebrado com o IPQ, é Organismo de Normalização Sectorial (ONS) para a Gestão de Projectos. Nesta qualidade, o ONS – APOGEP participa activamente, com uma Delegação Nacional, junto do ISO PC 236 que desenvolveu a Norma ISO 21500 – “Project management - A guide for project management”, e a correspondente NP ISO 21500 publicada em 2013, e que sem dúvida é o referencial dos processos de gestão de projectos, a nível mundial.

 

Em Setembro de 2008 o ONS – APOGEP constituiu a Comissão Técnica CT-175 Gestão de Projectos que é um órgão técnico visando a elaboração de normas Portuguesas e a emissão de pareceres normativos, no domínio da Gestão de Projectos e no qual participam, em regime de voluntariado, entidades interessadas na temática da Gestão de Projectos, com representação dos profissionais de Gestão de Projectos mais qualificados em Portugal, e com delegados das Empresas, Universidades, Ordens e outras Associações Profissionais interessadas na gestão de Projectos.

 

Para além do acompanhamento permanente dos trabalhos do ISO PC 236, a CT 175 está a conceber e implementar um conjunto de projectos visando o desenvolvimento de normas Portuguesas e guias orientadores das práticas de Gestão de Projectos.

Em planeamento está um projecto que tem por finalidade a implementação duma Norma de requisitos para a Governação da Gestão de Projectos.

 

A aposta da APOGEP na Normalização constitui uma iniciativa que consideramos da maior importância para, em conjugação com a certificação de pessoas, caminharmos em passos seguros para termos:

Profissionais motivados para o seu desenvolvimento pessoal e profissional;

Organizações alinhadas com a melhores práticas internacionais de Gestão de Projectos e mais eficazes na realização dos seus projectos e programas;

Empresas melhor preparadas para competir na Economia Global